Início do Menu Principal Voltar para os atalhos Campo de Buscat
Início do Conteúdo da Página

Notícias

EMARF e ENFAM iniciam Módulo Nacional do CFI 2018

Dr. Luiz Paulo, Ministro Luís Roberto Barroso e Dr. Guilherme Calmon

O Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, Diretor-Geral da EMARF, prestigiou hoje o módulo nacional do Curso de Formação Inicial para os 24 Juízes Federais Substitutos aprovados no 16º concurso e empossados no final do ano passado.

Esta atividade, que teve início nesta segunda-feira, dia 22, é realizada pela primeira vez na 2ª região e representa o esforço conjunto da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM e da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF.

O evento conta com a participação do Desembargador Eladio Lecey, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da ENFAM, do Juiz Carl Olav Smith, Secretário-Geral da ENFAM, os Juízes Federais Márcia Maria Nunes de Barros e Vladimir Vitovsky, além de outras autoridades.

Credenciado junto à ENFAM, o curso conta com 480 horas-aula, divididas em 16 módulos, e se estende até o mês de abril.

EMARF realiza o Curso “Formação em Direito do Mercado de Valores Mobiliários e Atuação da Justiça Federal

Dr. Luiz Paulo, Ministro Luís Roberto Barroso e Dr. Guilherme Calmon

A EMARF - ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO, sob a Direção-Geral do Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, realiza o Curso “Formação em Direito do Mercado de Valores Mobiliários e Atuação da Justiça Federal”, cuja primeira aula, intitulada “O Poder Judiciário, a Justiça Federal e o Mercado de Capitais” foi ministrada no dia 24 de novembro de 2017 pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro.

O mencionado Curso, que faz parte do CAE - Curso de Aperfeiçoamento e Especialização para Magistrados Federais da 2ª Região, é coordenado pelo Desembargador Federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Membro do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e Presidente da Comissão Temática “Domínio Público, Intervenção na Propriedade e no Domínio Econômico”, e pela Comissão de Valores Mobiliários-CVM.

Encerramento do curso de Formação de Formadores Desembargadores Federais da EMARF

Esquerda: Dra. Márcia Nunes, Dr. José Neiva, Dr. Luiz Antonio Soares, Dr. Vladimir Vitovsky, Dra. Jane Reis, Dr. Marcelo Pereira da Silva, Dra. Fernanda Duarte e Dr. Abel Gomes

A EMARF encerra com sucesso o Curso de Formação de Formadores Desembargadores Federais nesta sexta-feira 22 de setembro. Trata-se de iniciativa pioneira do Diretor-Geral da EMARF, Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho e coordenação do Desembargador Federal Luiz Antonio Soares, Diretor de Estágio da Escola.

O curso semipresencial contou com uma parte desenvolvida no ambiente virtual de aprendizagem da EMARF e outra presencial, na qual os Desembargadores Federais participantes puderam trocar informações relevantes.

Credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a atividade contou com a participação dos Juízes Federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky como instrutores e os Desembargadores Federais José Neiva, Marcelo Pereira da Silva e Abel Gomes.

EMARF Participa do terceiro módulo do curso Formação de Formadores - Região Sudeste

Esquerda: Dr. Guilherme Diefenthaeler, Dr. Luiz Paulo Araújo, Drª Simone Schreiber, Dr. Guilherme Calmon e Dr. Guilherme Couto

O Diretor-Geral da EMARF, Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, participou do terceiro e último módulo do Curso "Formação de Formadores - Região Sudeste" da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), nos dias 5 e 6 de setembro corrente, em Brasília.

Na ocasião, também estiveram presentes o Vice-presidente do TRF2 e presidente da comissão temática “Direito da Propriedade Industrial e Intelectual e Direito Econômico” da EMARF, Desembargador Federal Guilherme Couto, o presidente da comissão temática “Domínio Público, Intervenção na Propriedade e no Domínio Econômico” da EMARF, Desembargador Federal Guilherme Calmon, o Diretor de Publicações da EMARF, Desembargador Federal Guilherme Diefenthaeler e a Diretora de Cursos da EMARF, Desembargadora Federal Simone Schreiber.

O curso proporcionou aos participantes o conhecimento e a reflexão sobre as diretrizes e metodologias pedagógicas da Escola Nacional, voltados para o desenvolvimento integral dos magistrados estaduais e federais, contextualizando o seu aprendizado a partir das mudanças sociais e as situações práticas da atividade profissional.

EMARF inicia o curso Formação de Formadores - Região Sudeste

Esquerda: Dr. Guilherme Calmon, Dr. Luiz Paulo Araújo, Dr. Guilherme Couto e Dr. Guilherme Diefenthaeler

A EMARF, juntamente com outras autoridades do TRF2, participou do curso de “Formação de Formadores 2017” promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com o apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM). O curso foi realizado na sede da EPM, em São Paulo, e é de relevância acadêmica para a formação dos magistrados.

Esquerda: Drª Nizete Lobato e Drª Simone Schreiber

Representaram a 2ª Região, o vice-presidente do TRF2 e presidente da comissão temática “Direito da Propriedade Industrial e Intelectual e Direito Econômico” da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF), desembargador federal Guilherme Couto, a corregedora-regional do TRF2 e presidente da comissão temática “Direito Administrativo e Ambiental” da EMARF, desembargadora federal Nizete Lobato, o diretor-geral da EMARF, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, a desembargadora federal Simone Schreiber, diretora de cursos e pesquisas da EMARF, o desembargador federal Guilherme Diefenthaeler, diretor de publicações da EMARF, e o desembargador federal Guilherme Calmon, presidente da comissão temática “Domínio Público, Intervenção na Propriedade e no Domínio Econômico” da EMARF.

Pesquisa Entre Direito, Política e Moral: a experiência dos magistrados na prática jurisdicional em saúde

imagem ilustrativa

A Emarf convida os magistrados federais de primeiro grau a participarem da pesquisa "Entre Direito, Política e Moral: a experiência dos magistrados na prática jurisdicional em saúde", que fará parte da tese de doutorado do juiz federal José Carlos Zebulum, junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Os magistrados já receberam um e-mail convite da escola contendo todas as instruções para participação, que será feita através do preenchimento de um questionário eletrônico. A participação é voluntária e será de grande auxílio na pesquisa desenvolvida pelo magistrado.


Início do Rodapé