Pular para o conteúdo principal
foto CFI 2025

A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF promove o Curso de Formação Inicial para os Juízes Federais Substitutos aprovados no XVII Concurso para a 2ª Região.

Com formato e teor alinhados às diretrizes traçadas pelo Conselho das Escolas de Magistratura Federal – CEMAF/CEJ e pela Escola Nacional de Formação de Magistrados – ENFAM, o Curso de Formação Inicial contempla 512 (quinhentas e doze) horas-aula, aplicadas no período de 24 de abril a 18 de julho de 2025, sendo 240 (duzentas e quarenta) horas-aula de prática jurisdicional preparatória.

O curso contempla o conteúdo programático mínimo proposto pela ENFAM, (Anexo II da Res. n.º 2/2016), as Diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e a inserção de temáticas de interesse da Justiça Federal da 2ª Região, abordando temas voltados a técnicas de elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências; relações interpessoais e institucionais; deontologia da magistratura; ética; administração judiciária, incluindo gestão administrativa e de pessoas; capacitação em tecnologia da informação e da comunicação; difusão da cultura de conciliação como busca da paz social; técnicas de conciliação; psicologia judiciária; impacto econômico e social das decisões judiciais.

Na edição 2025, o curso inova trazendo mais dois módulos: Direito Antidiscriminatório e Políticas judiciais do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. No módulo de Direito Antidiscriminatório serão analisados a prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação, o protocolo de julgamento com perspectiva racial e o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, a promoção dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, acessibilidade e inclusão.

Para saber mais sobre o CFI 2025, veja como foram a aula inaugural no CCJF e as aulas sobre conciliação e mediação para os novos juízes.