A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF foi instituída pela Resolução nº 15, de 01 de agosto de 1997, do TRF da 2ª Região. Como órgão integrante do próprio Tribunal, tem sede no Município do Rio de Janeiro e núcleo Regional em Vitória, no Espírito Santo.
Seu objetivo principal é cooperar na preparação, aperfeiçoamento e especialização de magistrados nas atividades oferecidas pelo CAE (Curso de Aperfeiçoamento e Especialização). Bem como promover o intercâmbio, a pesquisa e os estudos e projetos destinados ao aprimoramento da atividade judicante no âmbito da 2ª Região. A EMARF é uma Escola voltada para as questões ligadas ao Direito e a outras áreas do conhecimento que tangenciam o Direito.
O Projeto Político Pedagógico da EMARF é o documento norteador das diretrizes estratégicas e educacionais definidas e divulgadas pela Escola aos magistrados e demais interessados.
Suas principais atividades são:
O Aperfeiçoamento e a Especialização dos Magistrados Federais através dos seguintes programas:
Programa de Formação Inicial
Programa de Formação para o Vitaliciamento
Programa de Formação Continuada
Programa de Formação de Formadores
Publicações Especializadas sobre temas do Direito
Convênios e Acordos de Cooperação Científica
Programa de Estágio Jurídico
A Escola possui Normas para cada uma das áreas de atividades apresentadas no menu principal. Abaixo, temos as principais Normas: as Gerais e as Acadêmicas (CAE).