
A EMARF realizou, nos dias 23, 29 e 30 de setembro de 2022, o curso Direito Ambiental e Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural – Temas Atuais, sob a coordenação do Juiz Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva.
Além das aulas expositivas, o curso ofereceu aulas de campo, com visitas à Cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Foram visitados o centro histórico da cidade, o Parque Nacional da Serra da Bocaina e comunidades tradicionais indígenas e quilombolas de Paraty.
Sobre as comunidades tradicionais a EMARF trouxe docentes como Eliane Moreira, Promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Pará; Gabriela Pires, Assessora Jurídica da Comissão Guarani Yvyrupa e Julio Garcia Karai Xiju, liderança Guarani em Guarani do Bracuí, Angra dos Reis/RJ.
Foram debatidas outras questões, como a preservação da Serra da Bocaina, com o docente Anderson Nascimento, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Paraty. A proteção do Patrimônio Histórico e Cultural na 2ª Região foi apresentada pelo docente Thiago Serpa Erthal, Procurador Federal AGU. Ministraram aulas também integrantes da magistratura federal, Ana Carolina Vieira de Carvalho, Gabriel Wedy e Antônio Henrique Corrêa da Silva. Completando a participação, sobre o tema da crise climática, tivemos Sérgio Besserman, Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ.
Leia a matéria completa na página do TRF2.