Pular para o conteúdo principal
Mesa de abertura

A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF) promove Congresso em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), reunindo magistrados de todo o país para discutir os caminhos possíveis para a celeridade dos litígios na área de saúde.

O evento acontece dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), e recebe mais de quinhentas pessoas entre ministros, magistrados, procuradores da República, defensores públicos, professores, advogados e servidores.

A coordenação geral do evento é do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor do CEJ/CJF. Já a coordenação científica é da desembargadora federal Carmen Silvia Lima de Arruda, do TRF2, e da juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal.

O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, declarou: “Tenho certeza de que todos vocês sairão daqui com muito conhecimento. Sempre há muito a se discutir e aprender. Quem ganha com isso é o jurisdicionado. E nós, atores do sistema de Justiça, continuaremos lutando por um país mais justo, igual e solidário”, ressaltando ainda que “a proteção à saúde precisa de uma atenção especial. E isso depende de celeridade da Justiça. Porque a demora numa decisão ou num acordo pode significar a morte de alguém em casos mais extremos”.

O evento contou com seis oficinas para discussões específicas sobre temas de muita relevância jurídica.

Leia a matéria completa no Portal do TRF2