Pular para o conteúdo principal
Livro da Enfam Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica - Trabalho e Formação como Práxis Educativa

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) lançou na terça-feira, 9 de julho, o livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – Trabalho e Formação como Práxis Educativa. O evento ocorreu no auditório da Escola Nacional e contou com participações presenciais e virtuais de organizadores e autores.

A obra traz perspectivas e práticas em diferentes contextos de Educação Profissional Judicial, oferecendo uma visão abrangente e detalhada sobre a gestão e a coordenação pedagógica.

O projeto, que começou a ser idealizado em 2017, nasceu das inquietações e observações da coordenadora pedagógica da Enfam Marizete da Silva Oliveira durante sua trajetória profissional. Ela percebeu a falta de uma literatura que oferecesse suporte teórico e prático aos que atuam em gestão e coordenação educacional nas Escolas de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e impulsionou a ideia de escrever um livro que pudesse reunir essas experiências e oferecer um guia prático para outros profissionais.

A organização do livro foi feita por José Vieira de Sousa, Marizete da Silva Oliveira, Julia Maurmann Ximenes, Liliane Campos Machado e Vladimir Santos Vitovsky. Com a diversidade de autores dentre membros da magistratura, servidores, pedagogas e pedagogos das escolas judiciais e da magistratura, a obra não se limita a uma única perspectiva; ela integra contribuições de autores que compartilham interesses comuns e experiências na educação judicial profissional.

Entre outros, o coorganizador e coautor Juiz Federal Vladimir Santos Vitovsky e a coautora Coordenadora do Núcleo de Gestão Escolar da EMARF, Clarice Biancovilli, trazem contribuições significativas à obra. O Juiz Federal Vladimir Vitovsky escreveu sobre o balanço de onze anos de atuação como coordenador pedagógico de ações educacionais para a formação e aperfeiçoamento de magistrados. Enquanto a coordenadora Clarice Biancovilli escreveu reflexões sobre o projeto político pedagógico da EMARF sob uma perspectiva democrática, abordando aspectos centrais para a sua elaboração num contexto de gestão democrática, alguns resultados mais relevantes e os critérios a serem adotados para a sua revisão.

O conteúdo do livro foi dividido em cinco eixos principais:

  • Trabalho educativo e gestão educacional/escolar: cenários, desafios e propostas

  • Coordenação e gestão pedagógica em diferentes contextos da educação judicial: perspectivas teóricas e práticas

  • Gestão, coordenação pedagógica e (auto) desenvolvimento profissional de docentes, discentes e equipes técnicas

  • Papéis da gestão e coordenação na construção do projeto político pedagógico: a Escola Judicial em Movimento

  • Acompanhamento e avaliação do trabalho educativo como focos de atuação da gestão e coordenação pedagógica

Com um enfoque tanto acadêmico quanto administrativo-pedagógico, a expectativa é que a obra se torne uma ferramenta auxiliar para quem atua na gestão e coordenação educacional, oferecendo reflexões sobre práticas baseadas em experiências reais.

O livro está disponível neste link