Início do Menu Principal Voltar para os atalhos Campo de Busca
Início do Conteúdo da Página

Publicações

Seção Relativa às Normas de Publicações Acadêmicas

Normas de Publicações Acadêmicas da EMARF

Normas de Publicações da EMARF

Em 11 de julho de 2022, a EMARF disponibilizou, no e-DJF2R, a Portaria TRF2-PTE-2022/00028 abrir em nova janela , de 8 de julho de 2022, que institui o Regulamento de Publicações Acadêmicas no âmbito da EMARF.

As publicações versam sobre matérias precipuamente de interesse da Justiça Federal e suas interlocuções com outras áreas do conhecimento, para a difusão do pensamento jurídico dos magistrados da Justiça Federal da 2ª Região e a discussão outros integrantes da comunidade jurídica.

Em 21 de setembro de 2022, foram disponibilizadas, no e-DJF2R, as Portarias sobre o Escopo, a Política Editorial e o funcionamento do Conselho Editorial da Revista da EMARF e do Caderno de Fenomenologia e Direito, respectivamente a TRF2-PTE-2022/00040 abrir em nova janela e a TRF2-PTE-2022/00039 abrir em nova janela.

Consulte a página de Normas de Publicações e veja tudo sobre o assunto.

Portal de Publicações Seriadas da EMARF - Faça uma Visita

Portal da Revista da EMARF

A EMARF oferece mais uma ferramenta para difusão do conhecimento, da pesquisa e do debate plural sobre as questões que envolvem, precipuamente, a Justiça Federal.

O Portal apresenta nossas duas publicações seriadas: a Revista da EMARF e o Caderno de Fenomenologia e Direito e ainda receberá as contribuições em forma de artigos jurídicos. Os autores estão convidados a submeter suas produções pelo próprio Portal, basta escolher a revista, se cadastrar como autor e seguir as orientações.

Acesse o Portal de Publicações Seriadas da EMARF abrir em nova janela e faça a submissão de seus artigos.

Seção Relativa à Revista da EMARF

Revista da EMARF - Volume 39

Capa da Revista da EMARF

Edição Novembro 2023 / Abril 2024

A Revista da EMARF é destinada, prioritariamente, à divulgação dos artigos jurídicos dos Magistrados que integram a Justiça Federal da 2ª Região, e da produção acadêmica desenvolvida na Escola, saudada sempre com entusiasmo e despertando considerável interesse por seu conteúdo.

Leia os artigos desta edição abrir em nova janela.

A Revista pode ser lida também no Portal de Publicações Seriadas da EMARF abrir em nova janela

Seção Relativa ao Caderno de Fenomenologia

Caderno de Fenomenologia e Direito - Vol 13 Nº 2

Capa do Carderno de Fenomenologia e Direito

Edição Outubro 2023 / Março 2024

O Caderno de Fenomenologia e Direito da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF pretende ser um veículo de disseminação e debate dos temas mais relevantes suscitados na reflexão jurisfilosófica contemporânea.

Os artigos enblogam, especificamente, temas do Direito de interesse da Justiça Federal em interlocução principal com o método e a atitude fenomenológica husserliana, além da interlocução dos temas do Direito já mencionados com outros ramos da filosofia que enriqueçam a reflexão jurisfilosófica contemporânea e contribuam para o esclarecimento de questões atinentes aos fundamentos da vida jurídica e histórico-social. 

Leia os artigos desta edição abrir em nova janela.

O Caderno pode ser lido no Portal de Publicações Seriadas da EMARF abrir em nova janela

Acesse os volumes anteriores

Livro "A Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais Sociais e as Políticas Públicas"

A tutela jurisdicional dos direitos fundamentais sociais e as políticas públicas

A EMARF publica esta obra digital na qual o autor levanta, em síntese, a seguinte problemática: "Quais os mecanismos processuais à disposição do juiz brasileiro para bem apreciar ações envolvendo incremento de políticas públicas? O chamado microssistema de tutela jurisdicional coletiva, existente entre nós, afigura-se suficiente? As ações individuais seriam assimiláveis à tutela por políticas públicas? Quais seriam as peculiaridades? O que pode ser aprimorado – ou construído – interpretativamente?"

Acesse o livro abrir em nova janela completo.


Livro "Liberdade Religiosa e Direitos Humanos"

Liberdade Religiosa e Direitos Humanos

Com o intuito de investigar o tema da liberdade religiosa como direito humano, a presente obra digital reúne trabalhos acadêmicos que, mediante uma abordagem interdisciplinar em áreas de conhecimento das Ciências Humanas, analisam o fenômeno religioso a ser tutelado pelo Estado. Apresentam-se quatro eixos temáticos: Bases Antropológicas e Filosóficas; Sistemas Regionais de Direitos Humanos; Princípios Constitucionais e Liberdade Religiosa; e Laicidade e liberdade: uma análise de casos, cada recorte contendo artigos com objetos específicos e pontos de vista diversos, expressando uma multiplicidade de linhas de pesquisa do livro como um todo - o diferencial da coletânea. Fontes antropológicas, filosóficas, históricas ou jurídicas; dogmáticas, legais ou jurisprudenciais; idênticas, convergentes ou divergentes; encontrar-se-á, a seguir, o substrato teórico que auxiliará na busca por soluções para os ainda atuais conflitos referentes às liberdades religiosas. É este o objetivo primário da obra: não esgotar o objeto, mas, pelo contrário, enriquecer as discussões nos ambientes acadêmicos e públicos, seja numa abordagem quantitativa ou qualitativa, sobre um tema tão significativo para a contemporaneidade.

Acesse o livro abrir em nova janela completo.


Livro "Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Operações de Garantia da Lei e da Ordem"

Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e Operações de Garantia da Lei e da Ordem - GLO

EMARF lança livro com as palestras do Seminário sobre Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e Operações de Garantia da Lei e da Ordem - GLO, realizado em 27 de abril e 04 de maio de 2018.

Segundo o Diretor-Geral da EMARF, Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, no encontro foram analisadas as complexas questões jurídicas que envolviam a intervenção e sua efetiva operacionalização, tanto em relação aos temas de direito material quanto aos de direito processual, bem como foram expostas questões relacionadas à própria segurança pública. Vale dizer: um evento importante não apenas para operadores do direito, mas para todos os cidadãos fluminenses.

O Seminário contou com a Coordenação do Desembargador Federal Alcides Martins e da Juíza Federal Débora Maliki. Segundo Alcides Martins, a iniciativa reuniu vários seguimentos das estruturas do poder nacional para debater o candente tema, buscando trocas de experiências e conhecimentos, objetivando o aperfeiçoamento das medidas de implementação para o melhor resultado da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A obra é, portanto, pioneira sobre o assunto da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Acesse o livro abrir em nova janela completo.


Livro "Procedimento Administrativo e Processo Administrativo Latino-Americanos - Compilação de Leis Nacionais"

O Novo Código de Processo Civil - PEA em Homenagem ao Ministro Arnaldo Esteves Lima

EMARF lança livro digital que compila leis do processo administrativo (judicial e extrajudicial) de 18 países da América Latina.

A EMARF, vinculada ao TRF2, acaba de lançar uma obra que promove o estudo comparado entre as leis que tratam do processo administrativo (judicial e extrajudicial) em vigor em dezoito países latino-americanos de origem ibérica – incluindo o Brasil – e códigos modelo desenvolvidos como fruto de estudos acadêmicos. Desde o dia 4 de abril, o livro, com 1.828 páginas, está disponível para acesso livre e gratuito pelo sítio eletrônico do Social Science Research Network/SSRN (https://ssrn.com/abstract=2911697 abrir em nova janela), sendo autorizada a sua cópia e a reprodução do seu conteúdo, desde que indicada a fonte.

Intitulado “Procedimento Administrativo e processo Administrativo Latino-Americanos – Compilação de Leis Nacionais”, a elaboração do livro contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa, do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Ciências do Poder Judiciário (Nupej), que realiza o Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa (PPGJA – Mestrado Profissional) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A obra é resultado de trabalho coordenado e organizado pelo desembargador federal e diretor de intercâmbio e difusão da EMARF no biênio 2015-2017, Ricardo Perlingeiro, que também assina como autor, ao lado da juíza federal Carmen Silvia Lima de Arruda, da advogada da União Flávia Martins Affonso, das advogadas Anna Gabriela Costa e Mônica Ventura Rosa e das graduandas em Direito Graziela de Caro e Alice Frazão.


Livro "O Novo Código de Processo Civil - PEA em Homenagem ao Ministro Arnaldo Esteves Lima"

O Novo Código de Processo Civil - PEA em Homenagem ao Ministro Arnaldo Esteves Lima

Resultado de um importante acontecimento acadêmico da Emarf, o Programa de Estudos Avançados em Homenagem ao Ministro Arnaldo Esteves Lima, o livro tem a organização do Desembargador Federal Aluisio Mendes e traz as palestras proferidas em 12 e 13 de março de 2015 por ilustres juristas brasileiros sobre o novo CPC.

A obra está dividida em quatro capítulos. O primeiro contém artigos jurídicos dos Ministros Benedito Gonçalves, Humberto Martins, Laurita Vaz, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sérgio Kukina. Os outros capítos são as palestras divididas nas partes da manhã e tarde dos dois dias do evento, que contou com a participação de uma plateia com mais de 120 magistrados federais e muitos outros operadores do Direito.

Leia o livro abrir em nova janela completo.


Livro "A Questão Indígena e o Poder Judiciário"

A Questão Indígena e o Poder Judiciário

A Escola da Magistratura Federal da 2ª Região, em parceria com o Ministério Público Federal e a FUNAI, promoveu, nos dias 10 e 11 de abril de 2014, o seminário A QUESTÃO INDÍGENA E O PODER JUDICIÁRIO, no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento Continuado dos magistrados federais.

A possibilidade de inaugurar o debate e reflexão aprofundados sobre as questões indígenas, junto aos juízes federais, é motivo de imensa satisfação e esperamos que a experiência se amplie e multiplique, abrindo espaço para discussões que transcendem a dimensão da norma e reconheçam que a demanda por direitos de uma gama de cidadãos brasileiros que historicamente tem sido alijados deve ser efetivamente provida pelo Poder Judiciário.

Assim, as palestras proferidas no encontro transformaram-se no livro que ora publicamos.

Leia o livro abrir em nova janela completo.


Início do Rodapé